Campinas é a 4ª cidade mais inteligente e conectada do Brasil

Campinas recebeu na manhã desta terça-feira, 4 de setembro, o prêmio de 4ª lugar no ranking de Cidade Mais Inteligente e Conectada do Brasil, conforme levantamento realizado pela Urban Systems. O prêmio é um troféu para a cidade que ilustra a classificação geral do município no ranking de 2018.

O evento foi realizado em São Paulo, no Centro de Convenções Frei Caneca e o vice-prefeito de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira, esteve no local representando o prefeito Jonas Donizette na divulgação da classificação geral das cidades.

Campinas deu um salto na posição geral, subindo do 8º lugar em 2017 para o 4º lugar em 2018. O município ocupou o 10º lugar em 2016 e o 21º em 2015, quando teve a primeira edição do ranking.

Estamos muito contentes com o resultado pelo salto que Campinas deu no ranking das cidades inteligentes. Com o trabalho que estamos fazendo no município, aliado ao fato de Campinas ser uma cidade que tem a tecnologia no seu DNA, mais o investimento que é destinado para esta área, logo vamos conseguir o primeiro lugar”, prevê o vice-prefeito. A importância deste ranking é que o levantamento realizado pela Urban Systems mostra para o país inteiro a importância da tecnologia e incentiva todos os municípios a se atualizarem e se tornarem cidades inteligentes”, ressaltou Henrique.

A classificação geral de cidade mais inteligente e conectada do Brasil foi a seguinte: em primeiro lugar ficou Curitiba (PR), em 2º São Paulo (SP); em 3º, Vitória (ES) e em 4º Campinas (SP) – a primeira que não é capital a aparecer na classificação.

O CEO da Urban Systems, Thomaz Assunção, também falou sobre a importância deste evento. “Parabenizo todas as cidades pelo novo posicionamento na classificação. E que todos os anos as Prefeituras possam estar ainda melhor”, declarou ele.

Sobre os dados

O ranking organizado pela Urban Systems é composto por indicadores de 11 principais setores da administração pública. Campinas se destacou em quatro categorias em 2018 e ficou entre os cinco maiores do país. Os setores de destaque no município são: 2º lugar em Economia (8º em 2017); 3º lugar em empreendedorismo (7º em 2017); 5º em mobilidade (17º em 2017), e 5º em tecnologia e inovação (6º em 2017).

Os 11 setores da pesquisa são: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança. Dentro destes 11 setores, estão 70 indicadores que compõem o estudo.

Objetivo

O ranking Connected Smart Cities foi criado com o objetivo de mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil, por meio de indicadores que retratam inteligência, conexão e sustentabilidade. São mais de 500 cidades analisadas e mapeadas pela Urban Systems.

Em 2015, 2016 e 2017, o ranking foi lançado com exclusividade pela revista “Exame” e atualmente é o principal estudo do setor no Brasil. Este ano é a quarta edição do evento, que está sendo realizado hoje e amanhã e conta com aproximadamente 90 painéis com mais de 300 palestrantes, divididos nos palcos principais e em mais de 10 workshops paralelos.

Os painéis estão divididos com os seguintes temas: cidades conectadas, urbanismo sustentável, mobilidade e acessibilidade, cidades participativas e engajadas, cidades empreendedoras, cidades prósperas e cidades humanas, resilientes e inclusivas.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo de Campinas, André Von Zuben, participa hoje à tarde do Painel 3 – Cooperação e Assessoria a municípios brasileiros, planejamento e estruturação de projetos.

Urban Systems

Com 19 anos de atuação, a Urban Systems é uma empresa de inteligência de mercado e soluções de desenvolvimento e oferece soluções estratégicas e competitivas que apoiam o processo decisório e o planejamento de projetos de base imobiliária, com a utilização de ferramentas de geoprocessamento, marketing e urbanismo.

Fonte: Prefeitura de Campinas