Formas da expansão urbana na cidade de Campinas

Dissertação de mestrado de Márcio Rodrigo Barbutti apresentada no programa de urbanismo do Centro de Ciências Exatas e Ambientais e Tecnologias da PUC-Campinas.

Vista aérea do Viaduto Cury. Crédito: MIS Campinas

A cidade de Campinas atualmente ganha contornos e significados tanto quando se trata das vivências em um ambiente metropolitano, quanto em relação às suas características de metrópole dispersa e fragmentada. O trabalho proposto apresenta o resultado de um levantamento e interpretação das formas da expansão e da transformação urbana da cidade de Campinas. A partir do conjunto dos parcelamentos do solo na modalidade loteamentos onde ocorreram empreendimentos imobiliários, mais precisamente aqueles aprovados entre 2000 e 2017.

O levantamento tem como base o cadastro de aprovação de empreendimentos da Prefeitura Municipal de Campinas. Pretende-se, a partir da pesquisa proposta, analisar as diferentes formas e processos de urbanização e constituição dos tecidos urbanos presentes, principalmente nas franjas da cidade. Considera-se, no trabalho proposto, que o sistema viário principal, representado pelas rodovias que ao mesmo tempo recortam e contornam a parte central da cidade, configurem a expressão máxima de uma nova espacialização urbana. Ao mesmo tempo em que garantem os acessos, condicionam a ocupação de seu entorno e a utilização do espaço envolvente. Neste caso específico, além das novas infraestruturas, a legislação urbanística específica tem contribuído para induzir transformações significativas na forma urbana e na construção da cidade, principalmente de suas bordas mais recentes. Atualmente, a cidade responde a uma outra lógica de urbanização, ou em sua forma ampla, de território urbanizado, tem nos apresentado imagens e formas urbanas distintas que se complementam, se entrelaçam e se distanciam. De um lado a cidade tradicional, legível e recorrível, de outras unidades autônomas de habitação, comércio e serviço e também áreas industriais descoladas e descontinuas em um tecido urbano alargado.

Leia a versão integral da pesquisa clicando aqui.