Prefeitura de Campinas lança Programa Campinas Empreendedora em parceria com o Sebrae

Crédito: Warley Menezes

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, lançou na tarde desta quarta-feira, 10 de abril, o Programa Campinas Empreendedora, que visa fomentar o empreendedorismo, a inovação e a competitividade dos pequenos negócios no município. Além de capacitar empreendedores e aqueles que buscam iniciar o seu próprio negócio, o programa também vai disseminar a cultura empreendedora para os estudantes do ensino fundamental, médio e superior. O Campinas Empreendedora é uma parceria da Prefeitura com o Escritório Regional do Sebrae Campinas.

No lançamento, o prefeito Jonas Donizette assinou dois convênios com o Sebrae. O primeiro, intermediado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, é referente à parceria do Programa Campinas Empreendedora, que terá várias ações de fomento ao empreendedorismo. O segundo, que também faz parte deste projeto e será realizado com a Secretaria Municipal de Educação, é um Termo de Adesão ao Programa Educação Empreendedora, do Sebrae. Na área da educação, a primeira etapa vai oferecer aulas de empreendedorismo para 7.500 alunos de sete escolas municipais do ensino fundamental I e II.

Para o prefeito, a parceria representa mais um passo alcançado para fortalecer o empreendedorismo em Campinas. “Estou feliz por estar cumprindo um compromisso que assumi com a Endeavor (organização mundial voltada ao empreendedorismo), durante a minha campanha de reeleição. Me comprometi com que a nossa cidade atingisse passos mais firmes e contínuos na direção do empreendedorismo, principalmente na área educacional”, destacou o prefeito. “Com os convênios assinados hoje, vamos ajudar tanto na qualificação de quem já é empreendedor e como também das pessoas que pensam em abrir seu próprio negócio, e ainda plantaremos uma semente do empreendedorismo nas crianças, adolescentes e jovens”, completou. O prefeito destacou também a importância de desenvolver um projeto com um parceiro de qualidade e de referência como o Sebrae. 

Para oferecer as aulas de empreendedorismo nas escolas municipais, os professores participarão de um curso de capacitação do Sebrae ainda neste primeiro semestre. Além de fornecer as apostilas para os alunos, o gerente do Escritório Regional do Sebrae Campinas, Nilcio Freitas, explicou que os educadores receberão 38 horas de capacitação sobre a metodologia de ensino do empreendedorismo.

A secretária municipal de Educação, Solange Pelicer, revelou que irá intermediar para que o programa também seja oferecido para as escolas estaduais localizadas em Campinas. As sete primeiras escolas municipais que participarão do programa estão espalhadas por todas as regiões da nossa cidade. O objetivo é ter a adesão de todas as 45 EMEFs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) de Campinas, afirmou a secretária.

Mais de cem cursos gratuitos – Também foram anunciadas durante o lançamento outras ações do Programa Campinas Empreendedora, que vai oferecer mais de cem cursos on-line gratuitos de empreendedorismo e, ainda, cursos presenciais na sede do Sebrae em Campinas. A relação dos cursos de Ensino a Distância (EAD) e a programação dos cursos presenciais são encontradas no portal do programa – empreendedora.campinas.sp.gov.br.

O site traz a agenda do Sebrae Móvel, que a cada mês fará um trabalho descentralizado nas subprefeituras de Campinas. Durante uma semana, além do atendimento individual, serão realizados cursos e oficinas de orientação para os micro e pequenos empresários e os futuros empreendedores. O programa também terá foco na orientação aos produtos rurais.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, André von Zuben, destacou o trabalho para a construção de uma política municipal de empreendedorismo. “O programa é mais uma ação deste governo no sentido de tornar Campinas uma cidade amiga do empreendedor. Além da implantação da cultura empreendedora na educação, com a expertise do Sebrae vamos ajudar os micro e pequenos empresários a entender melhor o seu negócio, a conhecer a melhor forma de gestão. Muitos acabam fechando as portas em razão da falta desta qualificação, que é fundamental”, disse.

O lançamento na Sala Azul da Prefeitura contou as presenças de secretários municipais, vereadores, representantes de associações do comércio e indústria, diretores de instituições de ensino fundamental, médio e superior, e também um grupo de jovens alunos do Centro de Educação Profissional de Campinas (Ceprocamp).

Fonte: Prefeitura Municipal de Campinas