Nova turma do curso: Smart Cities: Conceitos, Temáticas, Desenvolvimento e Aplicações

Curso de extensão oferecido pela Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação (FEEC), da Unicamp. A primeira parte acontece nos dias 08 e 09 de junho de 2019 e a segunda parte nos dias 15 e 16 de junho de 2019.

A proposta do curso é introduzir aos alunos, primeiramente os conceitos de uma cidade inteligente, no que diz respeito a funcionalidade dos sistemas atuantes dentro do território urbano (sistema de saneamento, energia, mobilidade e segurança), e como a digitalização das cidades está favorecendo para que uma nova dinâmica venha a ser estabelecida através desses sistemas, conectando habitantes, processos e devices.

Ainda na contextualização sobre smart city, será apresentado o conceito de smart city IoT, aonde cidades que já passaram pelo processo transformador, agora estão se capacitando para a evolução em que tudo na cidade está conectado entre si. Posteriormente será apresentado casos de estudo de cidades no mundo que já passaram, ou que estão passando pelo processo transformador, criando-se através da análise desses estudos de casos uma avaliação dos pré-requisitos para que uma cidade possa buscar essa transformação. Por fim, exemplos de cidades Brasileiras inteligentes que podem ser utilizadas como modelo para inspiração para demais cidades.

O objetivo do curso é apresentar através de uma visão holística dos sistemas existentes dentro do território urbano e das tecnologias existentes, um panorama do que corresponde ser uma cidade inteligente dentro do contexto Brasileiro, como as nossas cidades estão situadas nesse contexto e o que tem sido realizado pelo Governo Federal para alavancar esse desenvolvimento. Para uma melhor apresentação e desenvolvimento do curso, o mesmo será proposto em módulos, como apresentado na ementa.

O curso é aberto a todos os profissionais, gestores e servidores públicos, engenheiros, técnicos, urbanistas, estudantes e munícipes com interesse de conhecimento na área.

Para mais informações e inscrições clique aqui.