Instituto sediado em Campinas lança Portal de Eficiência Energética

Evento acontece na sala ID2 da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da Unicamp

Crédito: Pixabay

O International Energy Initiative – IEI Brasil lançará no dia 18 de junho (próxima terça-feira) um portal com o objetivo de reunir dados, indicadores e análises de eficiência energética para acesso público e gratuito. A finalidade é dar transparência às informações sobre eficiência energética no Brasil e acompanhar o desempenho, o progresso e as iniciativas da área no país. O evento de lançamento do Portal de Eficiência Energética acontecerá na Sala ID2 da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da Unicamp, em Campinas, interior de São Paulo, das 8h30 às 13h30.

O Portal de Eficiência Energética nasceu de um projeto realizado pelo IEI Brasil, com início em junho de 2018, financiado pelo Instituto Clima e Sociedade (iCS) e apoiado pelo Procobre – Instituto Brasileiro do Cobre. No primeiro ano do projeto foram coletados dados do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), desenvolvido pelas concessionárias distribuidoras de energia elétrica. Esses dados se referem aos projetos concluídos e posteriormente aprovados de forma oficial pela Aneel para o período de 2008 a 2013. Os dados foram obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação.

O portal pretende ser um observatório da eficiência energética no país, permitindo, por exemplo, que os consumidores acompanhem os resultados dos projetos das concessionárias. “Eram dados públicos que não estavam disponíveis”, avalia o pesquisador do IEI Brasil Rodolfo Dourado Maia Gomes. Os dados primários coletados do PEE, bem como os indicadores e as análises obtidos a partir desses dados, compõem o primeiro dos módulos do Portal de Eficiência Energética. “Nesse módulo, o consumidor poderá, por exemplo, avaliar, no portal, o desempenho dos programas de eficiência energética realizados pela concessionária da sua região e tentar entender a relação que existe entre eles e a tarifa de eletricidade”, explica Gilberto Jannuzzi, diretor do IEI Brasil.

A interface do portal foi concebida para ser navegada de maneira simples e intuitiva, garantindo, assim, facilidade de visualização dos resultados e livre acesso do público. O usuário pode selecionar os dados e combinar categorias produzindo gráficos e tabelas. Os dados podem ser baixados para um computador ou outro dispositivo. O usuário também terá acesso a, além de análises, notícias e estudos sobre eficiência energética.

Um dos objetivos do portal é mostrar a necessidade de se mensurar a eficiência energética, muitas vezes considerada “invisível” pelos consumidores por envolver a energia que é deixada de se consumir. O portal, portanto, é destinado a todos os consumidores, uma vez que são eles que financiam esses programas por meio de suas contas de eletricidade. Também será uma importante base de dados para agentes públicos, Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ESCOS), especialistas do governo e pesquisadores.

Outros módulos já estão sendo projetados e deverão fazer parte do portal no futuro. Na segunda etapa do portal serão levantados novos dados que possibilitarão a avaliação de outros indicadores, como o número de empregos gerados no setor de eficiência energética. “As análises futuras também devem envolver o Programa Brasileiro de Etiquetagem, os padrões mínimos de eficiência energética dos equipamentos e a comparação com o desempenho de outros países”, explica o pesquisador do IEI Brasil Rodolfo Dourado Maia Gomes.

A gestão técnica do portal é realizada em conjunto com a Mitsidi Projetos. “Partimos da base de que as políticas públicas relacionadas à eficiência energética devem ser transparentes e rastreáveis, para maior aproveitamento dos instrumentos legislativos existentes e aumento dos benefícios públicos dos programas”, avalia Hamilton Ortiz, sócio e consultor da Mitsidi.

O levantamento de dados que estarão disponíveis no portal foram realizados por meio de uma parceria entre o IEI Brasil e outras três instituições com tradição nos estudos sobre eficiência energética: o Centro de Excelência em Eficiência Energética (Excen) da UNIFEI, o Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (Nipe) da Unicamp e o Laboratório de Eficiência Energética em Edificações (LabEEE) da UFSC.

No evento de lançamento serão apresentadas as funcionalidades do Portal de Eficiência Energética, além do passo-a-passo de sua criação. Também será realizada uma roda de debate sobre a importância dos mecanismos de avaliação de eficiência energética no Brasil com a presença de instituições como Ministério de Minas e Energia (MME), Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC), Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), entre outras.

Confira a programação do site do IEI Brasil.