Campinas realiza 6ª Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação

 

A Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação deste ano acontece em Campinas entre os dias 15 e 21 de outubro, junto com a 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Com o tema “Ciência para redução das desigualdades”, o evento tem como principal objetivo promover atividades que proporcionem acesso e popularização da ciência e tecnologia ao público em geral, com foco especial aos alunos de escolas públicas e privadas.

A programação da Semana Municipal na cidade envolve oficinas, palestras, visitas monitoradas, entre outras atividades nas principais Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) do município e outras organizações apoiadoras. Até o momento, 15 organizações confirmaram participação com diversas atividades durante a semana, entre o período da manhã, tarde e noite.

Uma novidade desta edição é o site desenvolvido para a divulgação e as inscrições, que é totalmente responsivo (adapta-se para ser visualizado em todos os tipos de dispositivos, como celular e tablet). O portal traz a opção de busca dos eventos por data, local, período e grau de escolaridade, o que facilita a visualização na hora de realizar a inscrição. Outra novidade do site é a opção de acesso para pessoas com deficiência visual.

Inscrições

As inscrições devem ser feitas até 25 de setembro no site (semanacet.campinas.sp.gov.br) pelos professores das escolas para que o seu grupo de alunos possa participar das atividades oferecidas. Na primeira semana de outubro as inscrições serão confirmadas pela organização do evento, que disponibilizará uma determinada quantidade de ônibus para as escolas municipais.

O site permite também que as escolas se inscrevam em uma lista de espera. Caso haja desistência, as informações de outros interessados já ficarão disponíveis. Além de atividades direcionadas às escolas, há também programações para educadores e para o público em geral.

Campinação

Assim como no ano passado, a Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação conta com o Campinação, que é uma disputa por meio de projetos realizados pelos alunos dos ciclos II (4º e 5º anos) e IV (8º e 9º anos) das escolas municipais inscritas. As três equipes vencedoras de cada ciclo levarão como prêmio um kit pedagógico de robótica para as escolas que estão representando e receberão um estudo do meio para conhecer uma ICT participante da semana.

A Semana Municipal é uma realização do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia, com apoio da prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura.

As instituições participantes são: Centro Nacional de Pesquisa em Energias e Materiais (CNPEM), Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), Ecobrinquedoteca, Escola e Faculdade de Tecnologia SENAI Roberto Mange, Informática de Municípios Associados (IMA), Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da UNICAMP (IMECC), Instituto de Geociências da UNICAMP (IG), Grupo de Educadores Google (GEG Campinas), Museu Dinâmico de Ciências de Campinas e Planetário (MDCC), Museu Exploratório de Ciências da UNICAMP, Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Aeroporto Internacional de Viracopos, Teatro IMA Cultural e 3S Projetos.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campinas