Algumas das principais universidades de pesquisa, em várias regiões do mundo, vêm integrando as atividades de inovação e empreendedorismo à sua realidade acadêmica e organizacional. Por que essa combinação é possível e, cada vez mais, necessária? Que razões ajudam a explicar o fato de que as principais universidades de pesquisa tendem a ser, ao mesmo tempo, as mais empreendedoras e inovadoras? A busca de algumas das chaves para desvendar essas questões é o que motiva a pesquisa e o livro de Paulo Lemos. Mas, diferentemente dos fenômenos físicos e biológicos, as realidades sociais e organizacionais podem interagir com as teorias e interpretações que delas são feitas. Alinhado a essa possibilidade é que o livro apresenta uma abordagem de gerenciamento baseada em ecossistemas de empreendedorismo como um novo olhar e, ao mesmo tempo, um novo conjunto de práticas e ações que pode orientar empreendedores, pesquisadores e gestores envolvidos com a tarefa de criar mais inovação e empreendedorismo a partir da produção científica e tecnológica.
Paulo Lemos é graduado em economia, mestre em ci¬ências sociais e doutor em política científica e tecnológica pela Unicamp. Participou do Global Faculty Colloquium em Technology Entrepreneurship Education, University of California, Berkeley, Haas School of Business, em 2007. Suas atividades na Agência de Inovação da Unicamp (Inova) e como membro do Grupo de Estudos sobre Organização da Pesquisa e da Inovação (Geopi–Unicamp) constituíram a base da reflexão consolidada neste livro.
Fonte: Editora da Unicamp