Veículos híbridos e elétricos: sugestões de políticas públicas para o segmento

Artigo de Luiz Felipe Hupsel Vaz, Daniel Chiari Barros, Bernardo Hauch Ribeiro de Castro. Respectivamente, engenheiro, economista e gerente do Departamento das Indústrias Metalmecânica e de Mobilidade da Área Industrial do BNDES.

Crédito: Pixabay

A eletrificação é a principal alternativa para melhorar a eficiência energética
e reduzir sensivelmente o impacto ambiental dos veículos automotores.
Apesar da ainda baixa penetração mundial, a eletrificação veicular plena tem
capacidade de reconfigurar a indústria automotiva. A concepção da engenharia
do veículo é substancialmente diferente, trazendo oportunidades para
novos entrantes e novas tecnologias. No Brasil, poucos são os incentivos,
resultando em um mercado ainda menor. O artigo traz uma discussão
sobre as políticas públicas presentes em outros países e uma avaliação
preliminar de sua aplicação no Brasil. Há um conjunto amplo de políticas
que podem ser adotadas, com maior ou menor custo. Cabe ao Brasil eleger a
eficiência energética como meta, abrindo espaço para veículos mais limpos
e para as transformações industriais inerentes a tal escolha.

Este artigo está disponível na biblioteca do BNDES. Para ler a versão completa, clique aqui.