Livro discute cenários de futuro para o Brasil

Crédito: BNDES

ivulgada em versão preliminar em março de 2018, a publicação Visão 2035: Brasil, país desenvolvido – agendas setoriais para o alcance da meta ganha agora sua versão final, que reúne agendas propositivas para 17 setores e temas relevantes para o desenvolvimento nacional. O livro contou com a participação de 46 autores do BNDES, que exploram, ao longo de mais de quatrocentas páginas, como cada um dos setores abordados pode contribuir para destravar, potencializar ou transformar o desenvolvimento do país.   

Organizadores da publicação, os economistas Fernando Puga e Lavinia Barros de Castro explicam em entrevista os principais conceitos que orientaram a elaboração das análises e falam de alguns destaques de cada setor. Leia trechos da entrevista completa a seguir:  

Este livro tem uma proposta um pouco diferente. Ele não se concentra nos diagnósticos, mas sim em agendas propositivas e, agora, com um horizonte de maior prazo, 2035, inserido dentro do contexto do planejamento. Não é uma projeção, não é uma aposta, não é o futuro mais provável, e sim uma discussão de futuros potenciais – Lavinia Barros de Castro.

Petróleo e gás, eu vejo como um setor de efeito macroeconômico. Então, certamente, ele crescendo puxa os setores de máquinas e equipamentos, puxa o setor de química. A mesma coisa a gente vê na extrativa-mineral, que é uma fonte de grande competividade para a nossa siderurgia, com efeito grande nessa parte toda de bens intermediários da economia. Sem dúvida, com esses setores puxando tem um crescimento – Fernando Puga.

Para baixar a publicação clique aqui.

Fonte: Agência de notícias BNDES