Projeto Transformação Digital de Campinas e a internacionalização de suas empresas digitais – Produto 2 – Melhores Práticas Internacionais em Políticas de Transformação Digital – países e cidades – e Internacionalização de Empresas Digitais

As Melhores Práticas Internacionais em Políticas de Transformação Digital e Internacionalização é o segundo dos quatro produtos objeto da consultoria contratada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em 17 de julho de 2018 (Contrato 0001 Vendor: 2002 1217), para apoiar o desenho de um conjunto de instrumentos de política que promovam a transformação digital de Campinas e a internacionalização de suas empresas digitais.

Este produto é composto de dois subprodutos: (i) Mapeamento e análise das melhores práticas internacionais em políticas de transformação digital de treze cidades, que foram consideradas no contexto da transformação digital de seus países – Alemanha/Berlim, Espanha/Madri/Barcelona, Portugal/Lisboa/Porto, Reino Unido/Londres, EUA/Vale do Silício/Boston, México/Cidade do México/Guadalajara, Coreia do Sul/Seul/Gumi e Índia/Bangalore; e de internacionalização de suas empresas digitais; e (ii) Agenda de 3 missões técnicas a cidades consideradas como referências, selecionadas entre as 13 estudadas, com o objetivo de promover imersões em seus ecossistemas para aprofundar o aprendizado sobre os esforços que vêm sendo realizados pelos agentes de mudança dessas cidades, além de propiciar a ampliação de um networking qualificado para o ecossistema digital de Campinas.

O Mapeamento e Análise das Melhores Práticas Internacionais em Políticas de Transformação Digital e Internacionalização está dividido em quatro partes. A primeira apresenta o escopo do trabalho e a metodologia utilizada. A segunda, apresenta um sumário executivo. A terceira antecipa os destaques das lições aprendidas. A quarta e última parte apresenta detalhadamente a pesquisa e a análise das políticas de públicas de transformação digital e internacionalização dos países e cidades pesquisados.
O Mapeamento se refere também às políticas públicas da União Europeia (UE)na medida em que constituem relevantes referências e fonte de recursos para seus Estados-Membros e cidades. Neste mapeamento, Alemanha-Berlim, Portugal-Lisboa e Porto, Espanha- Madri e Barcelona e Reino Unido-Londres, com essas referências, estruturam e fortalecem suas políticas e estratégias, elaboradas com base em suas especificidades, desafios e potenciais. Neste processo virtuoso, a Comissão Europeia, por sua vez, utiliza seus instrumentos de política, apoio financeiro, coordenação e seus poderes legislativos para reunir recursos para apoiar as iniciativas nacionais e locais.

A Agenda das três missões internacionais, subproduto2, a serem realizadas em Lisboa e Porto (Portugal), Madri e Barcelona (Espanha) e Boston (EUA), indica as visitas técnicas a empresas, centros tecnológicos e organizações governamentais relevantes nas estratégias e ações que tornaram as cidades exemplos a serem estudados com maior profundidade para aprendizado e identificação de potenciais cooperações e parcerias.

Para ler a versão integral do estudo, clique aqui.

Na foto, Sede do Município de Barcelona, crédito Wikipedia.