Artigo de Marcos Cesar Weiss, da Escola Superior de Propaganda e Marketing – São Paulo, publicado originalmente na Revista Tecnologia e Sociedade, Curitiba, v. 15, n. 36, p. 165-189, abr./jun. 2019.
O artigo tem por objetivo discutir o posicionamento do setor de tecnologia da
informação e comunicação (TIC) no cenário das cidades inteligentes no Brasil. Trata-se de
uma pesquisa qualitativa que faz uso de dados primários oriundos de levantamentos
realizados com executivos das empresas IBM, Cisco, Huawei, Oracle, SAP, Ericsson e
Microsoft, e dados secundários oriundos de documentos e sites na internet dessas
empresas. Os resultados indicaram que essas empresas convergem acerca do conceito de
cidades inteligentes e sobre a possibilidade de sua materialização em qualquer tipo de
cidade; os investimentos em tecnologias de ponta em detrimento de tecnologias mais
elementares para a gestão pública não garantem a existência da cidade inteligente;
convergem para a necessidade de treinamento de agentes públicos, para a necessidade de
envolvimento da população, para o respeito e a manutenção dos aspectos culturais e
históricos da cidade; afirmam que o apetite para a inovação e a parceria academia- setor
privado podem trazer sucesso ao setor público.