Dissertação de Anderson Dias de Almeida Proença apresentada no Programa de pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da PUC-Campinas.
O estágio contemporâneo de urbanização indica, nos locais de maior densidade técnica, a particularidade de configuração de fenômenos espaciais urbanos em escala regional que transcendem as tradicionais noções dicotômicas de cidade/região, urbano/rural e centro/periferia, a partir da formação de arranjos urbano-regionais que ocorrem a partir da articulação entre históricas centralidades urbanas concentradas e recentes núcleos urbanos espacialmente dispersos e descontínuos. Neste contexto urbano-regional, esta pesquisa aponta para o surgimento de vetores lineares interregionais como elementos principais de reconcentração territorial da produção e da urbanização, tendo como estudo de caso a formação de um eixo de conurbação linear entre Campinas-Sorocaba ao longo da rodovia SP-75. Optou-se por denominar tal fenômeno como um “corredor urbano”, terminologia associada diretamente à fluidez característica à organização espacial contemporânea deste vetor estruturado por infraestrutura de transporte e circulação. Trabalha-se sobre a hipótese de que a formação do Corredor Urbano Campinas-Sorocaba explicita a constituição de territórios contínuos derivados da interação técnico-econômica sobre a pulverização das articulações regionais históricas, promovida por uma aliança entre o poder público e os agentes privados na gestão e produção do espaço. Com base na leitura da expansão urbana recente neste vetor, objetiva-se demonstrar a intensificação da disputa pela produção do espaço urbano no CUCS como principal decorrência espacial da formação dos vetores urbano-regionais no território paulista.
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