Dissertação de mestrado de Matheus Roberto Marques Gasparoto, defendida no Instituto de Geociências da Unicamp.
Ecossistema de Empreendedorismo é um conceito que vem recebendo crescente atenção dos pesquisadores interessados em explicar fenômenos relacionados à criação de novas firmas, devido sua abordagem sistêmica e multidisciplinar. Essa estrutura é protagonizada cada vez mais por Universidades e suas spin-offs – essas últimas cada vez mais reconhecidas ao promover o desenvolvimento econômico, seja através da criação de emprego ou pelo progresso tecnológico.
A pesquisa, desenvolvida no Instituto de Geociências da Unicamp, teve como principal objetivo desse trabalho descrever e analisar a rede formada pelas instituições que compõem o Ecossistema Empreendedor da Região Metropolitana de Campinas a partir da metodologia Análise de Redes Sociais (ARS). O autor identificou os agentes do Ecossistema Empreendedor da RMC e os classificou em categorias. Foi elaborado um sociograma, estruturado em rede, para as organizações encontradas. Em seguida foi feito um cálculo estatístico para descrever a rede e interpretar os resultados. Por fim, o autor buscou verificar qual a relevância da Unicamp e de suas empresas-filhas na rede formada.
A pesquisa foi conduzida na Região Metropolitana de Campinas, um reconhecido pólo cientifico-tecnológico do Brasil onde está localizada a Unicamp, uma das mais relevantes universidades de pesquisa do país, responsável pela articulação de uma rede formada por cerca de 600 spinoffs universitárias. A Universidade conta também com uma diversificada estrutura para fomentar empreendimentos inovadores, com incubadoras, aceleradoras, educação empreendedora e competições de plano de negócios. A rede foi formada a partir do fluxo de informação entre as instituições. Como resultado, obteve-se uma rede formada por cerca de 540 instituições distintas, como spin-offs, grandes empresas, universidades, institutos de pesquisa, coworkings, incubadoras, aceleradoras, investidores e agências governamentais.
Resultados – O principal resultado encontrado é que as sub-redes formadas por esses agentes diferem muito em suas características, principalmente entre a rede formadas somente por empresas e a rede formada pelas outras instituições. Outro resultado importante foi que a Universidade possui um dos maiores graus de centralidade na rede, entretanto sua presença é compartilhada pelo seu Núcleo de Inovação Tecnológica, demais departamentos, suas empresas-filhas e entidades estudantis.