A maioria das grandes empresas brasileiras (68%) cogitam atuar em outro setor ou ampliar o mix de portfólio da companhia em função dos desafios competitivos e tecnológicos do futuro. E o principal motivador é a necessidade e pressão por inovação, segundo 63% dos executivos consultados pela Amcham, que soma mais de 5 mil empresas e 33% do PIB brasileiro.
Para ajudar essas empresas a vencer este desafio, a entidade vem apostando na interação dos gigantes empresariais com soluções e produtos e serviços de startups brasileiras. Até o dia 12 de outubro, o Amcham Arena promoverá o encontro de 150 startups brasileiras com lideranças empresariais e especialistas.
Em formato de ‘pitch’, os empreendedores apresentaram suas soluções ao mercado, gerando oportunidades de negócios para os dois lados. Os encontros vão acontecer em 15 cidades brasileiras (Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Joinville, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio, Salvador, São Paulo e Uberlândia).
Uma banca de 10 especialistas vão escolher a melhor startup de cada região e diretores de inovação e tecnologia da região vão assistir as apresentações com o objetivo de identificar os negócios da nova economia que podem trazer produtividade ou competitividade para suas grandes corporações já tradicionais no mercado.
Após essa fase, as vencedoras participarão, em São Paulo, no dia 17 de outubro, da grande final nacional. A banca final do Arena será formada pelos presidentes da GM, Gerdau, Votorantim, Cargill, Citi, Agibank, GE, Laboratório Sabin e SAP.
Além da oportunidade de relacionamento comercial com essas grandes empresas, o prêmio para as startups vencedoras incluem mais de R$ 50 mil em patrocínio em eventos da Amcham Brasil, um ano de associação a entidade e pitch exclusivo com os decisores de negócio e de inovação de empresas associadas à entidade.
As inscrições para as seletivas regionais são gratuitas. As datas dos eventos estão sendo divulgadas no site amcham.com.br/arena.
Fonte: Amcham