Campinas ficou em nono lugar no ranking de melhores cidades para fazer negócios no Brasil. O estudo apresenta o resultado das melhores cidades onde se investir, considerando fatores sociodemográficos, econômicos, financeiros, de transporte, infraestrutura e serviços. A pesquisa traz ainda recorte dos municípios em quatro principais eixos, importantes para o desenvolvimento de negócios, com a junção de indicadores do estudo principal, acrescido de novos indicadores. Os eixos são: desenvolvimento econômico (maturidade e crescimento da cidade), capital humano (relativo a qualificação profissional e formação de mão de obra), desenvolvimento social (reflexo social do desenvolvimento da cidade) e infraestrutura (básica para o desenvolvimento de negócios).
Na pesquisa foram analisados 317 municípios com mais de 100 mil habitantes. Juntas elas representam 70% do PIB Brasileiro, abrigam 62% das empresas, geram 72% dos empregos formais e 57% da população brasileira. A cidade de São Caetano do Sul, no ABC paulista, ficou na primeira colocação no Ranking das Melhores Cidades para Fazer Negócios. Assim como em 2018, entre as 10 primeiras posições estão apenas
municípios das regiões Sudeste e Sul.
O Estudo Melhores Cidades para Fazer Negócios é elaborado pela Urban Systems, com exclusividade para a revista EXAME, e posteriormente divulgado de forma ampla para todos os atores, privados e públicos envolvidos no desenvolvimento das cidades brasileiras. O estudo é feito com base em levantamento de dados e indicadores das cidades analisadas e compreende a ponderação de cada informação em relação aos municípios analisados na pesquisa.
Fonte: Urban Systems