Unicamp e InSysPo co-organizam série de workshops sobre tecnologia e convergência econômica em países emergentes

Evento reúne contribuições de nomes importantes da área de Economia e Inovação no mundo. Por Guilherme Cavalcante Silva, colaborador do Portal pelo Projeto InSysPo

A Unicamp, através do projeto “São Paulo Excellence Chair” InSysPo (sigla em inglês para Sistemas de Inovação, Estratégias e Políticas), sediado na instituição, co-organiza uma série de workshops online intitulada “Technology Upgrading and Economic Catch-Up” (“Avanço tecnológico e convergência econômica”). O primeiro workshop será realizado no dia 04 de novembro, entre 9h e 11h da manhã, horário de Brasília, e contará com transmissão ao vivo pelo Zoom. Interessados devem se registrar no site do evento, que conta com número de vagas limitado.

A primeira edição do evento terá por tema: “Technology Capability and Growth Performance at the Country Level” (“Capacidade tecnológica e desempenho de crescimento a nível do país”). O workshop explora o papel das capacidades tecnológicas e o seu impacto no crescimento e na recuperação econômica de um país. A complexa relação entre aprimoramento tecnológico e crescimento econômica perpassa os temas das apresentações, que abordarão desde conceitos como leapfrogging tecnológico [“salto tecnológico”] até propostas de novas métricas para a compreensão do aprimoramento tecnológico em países emergentes como o Brasil. Para a lista completa de palestrantes e tópicos, clique aqui.

Além da Unicamp, co-organizam o evento instituições como o Instituto para a Política Científica e Tecnológica Internacional, da Universidade George Washington (EUA); a Escola de Estudos Eslavos e do Leste Europeu, da University College London (Reino Unido); a Universidade Nacional de Seul (Coreia do Sul); a Escola Superior de Economia/National Research University (Rússia); e a Oxford University Press (Reino Unido).

SOBRE A SÉRIE: A série de workshops discute o estado da arte em relação às questões econômicas, políticas e ambientais relacionadas com a atualização tecnológica e a recuperação econômica de economias emergentes e em estado de recuperação, explorando o assunto sob a perspectiva de diferentes países e instituições.

As apresentações são parte do livro “The Challenges of Technology and Economic Catch-Up in Emerging Economies” (“Os desafios tecnológicos e de convergência econômica em economias emergentes”), a ser publicado em meados de 2021 pela Oxford University Press e editado por Jeong-Dong Lee (Universidade Nacional de Seul), Keun Lee (Universidade Nacional de Seul), Dirk Meissner (Escola Superior de Economia – NRU), Slavo Radosevic (University College London), e Nicholas Vonortas (Universidade George Washington/Unicamp).

Por Guilherme Cavalcante Silva, colaborador do Portal pelo Projeto InSysPo