Avanços na política de mobilidade por bicicleta em Campinas

Uma comparação entre os Planos Diretores de 2006 e de 2018. Artigo das pesquisadoras Pamela Shue Lang Lin e Ana Maria Girotti Sperandio

O crescimento do uso da bicicleta como meio de transporte nos centros urbanos aponta uma alternativa à crise dos meios de deslocamento vigentes. O progresso deste modal resulta em diversos benefícios que atraem continuamente populações e instituições públicas a investir em sua expansão. É necessário, contudo, atentar-se à consistência legal deste processo de desenvolvimento a fim de assegurar plenamente os potenciais que
este tem a oferecer.
O estudo da evolução dos documentos urbanísticos que determinam a mobilidade urbana são de grande importância para identificar os avanços legais referentes à política de mobilidade por bicicleta. No município de Campinas, Brasil, a comparação entre o Planos
Diretores de 2006 e de 2018 permitiu afirmar que existem avanços no reconhecimento político do modal cicloviário como um meio de transporte a ser desenvolvido.
Outros documentos legais que tratam do uso da bicicleta para a mobilidade, entretanto, evidenciaram o caráter unicamente técnico destes avanços, o que revelou a necessidade de uma abordagem interdisciplinar que considere suas especificidades e que confira a devida
centralidade ao ciclista.

Artigo publicado esse ano pelas pesquisadoras Pamela Shue Lang Lin e Ana Maria Girotti Sperandio, da Faculdade de Arquitetura da Unicamp.

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