Empresa de Campinas cria aplicativo para músicos

Kovver teve crescimento de 112% nos últimos meses, com cinco mil usuários cadastrados Por Patricia Mariuzzo

 

Crédito: Divulgação Kovver

Um bom músico sabe que essa é uma atividade que exige muito estudo e dedicação. Ouvir, aprimorar a técnica, treinar, enfim, o exercício diário é parte da rotina dos músicos, sejam eles profissionais ou amadores. Uma maneira de fazer isso é usar uma ferramenta chamada “play along”, por meio da qual é possível separar os canais da música e escutar todos os instrumentos musicais utilizados no arranjo de uma música, bem como a voz, separadamente. Gravações com esses recursos existem há muito tempo, desde a era do vinil. E, claro, já existe um repertório de “play along” na internet, mas nem sempre essas gravações têm qualidade ou respeitam direitos autorais. Foi pensando em oferecer uma plataforma de música 100% customizável que o administrador Lucas Parducci criou a Kovver. Com o slogan “Uma banda inteira tocando com você. Só que no seu smartphone”, a start up teve um crescimento de mais de 100% nos últimos meses e se prepara para novos desafios.

A Kovver vai além de uma plataforma de conteúdo musical. “Trabalhamos para aquela pessoa que chega em casa e quer estudar música com um repertório de qualidade. Com o aplicativo o usuário pode substituir um integrante da banda ou viver a experiência de ser, ele mesmo, o artista que ele admira. Eu costumo dizer que é como se a pessoa tivesse uma banda inteira na palma da mão. A Kovver não é responsável por uma pessoa começar a estudar música, mas podemos ajudá-la a nunca mais parar de tocar”, descreve Lucas.

A criação da Kovver se mistura com a história de vida de Lucas que além de administrador, também é músico. “Eu venho de uma família de músicos. Comecei a estudar bateria aos nove anos e tocava com meus irmãos. Quando voltei a estudar há alguns anos, depois de ficar um bom tempo longe das baquetas, sentia falta de uma ferramenta que me ajudasse nos estudos, que tivesse um formato novo, fácil de acessar. Até porque hoje em dia é difícil reunir três ou quatro pessoas para tocar juntas”, contou. Foi então, que veio a ideia de criar um aplicativo com conteúdo musical voltado para músicos.

Aprendendo a empreender – Para construir um modelo de negócio mais adequado, Lucas passou pelo processo de aceleração do Founder Institute Campinas. “Estamos na fase de captação de recursos por isso fizemos vários experimentos para descobrir nosso product market fit (quando você entrega algo que as pessoas usam espontaneamente, com frequência e indicam para outras pessoas). Temos usado as redes sociais como o Instagram e o Facebook e um canal no YouTube, buscando construir a melhor estratégia de comunicação seja com imagens, vídeos etc. A receptividade e a interação com o público têm sido muito gratificantes. Aprendemos muito com nosso cliente”, disse Lucas.

Lucas Parducci e Adriano Carrijo, sócios da Kovver. Crédito: Divulgação Kovver

Uma das surpresas nesse processo foi uma demanda significativa por conteúdo gospel que gerou um redirecionamento nos investimentos em produção do conteúdo plataforma. Segundo Lucas, hoje a maioria do investimento da empresa vai para esse gênero musical. “Hoje muitas igrejas são escolas de música que atraem profissionais muito qualificados, com um perfil que rejeita o consumo de pirataria. Na Kovver conseguimos atender esse perfil”, disse Lucas. O resultado não demorou a chegar. Em julho a empresa registrou cinco mil usuários em sua plataforma, um crescimento de 50% em relação ao mês anterior! Segundo dados da Associação de Empresas e Profissionais Evangélicos (Abrepe), o mercado da música gospel movimenta cerca de R$ 2 bilhões.

Até agora o acesso ao conteúdo da Kovver era 100% gratuito. A partir de agosto, no entanto, a empresa coloca em prática o modelo de negócio freemium no qual parte do serviço é oferecida gratuitamente, como forma de atrair o usuário para a plataforma, e é oferecido um serviço premium, com uma biblioteca musical diferenciada. Em médio prazo haverá ainda uma opção ainda mais elaborada, que deve ser implementada até o fim do ano, que terá um pacote que, além das músicas, terá outras ferramentas, como, por exemplo, escolher o canal onde a música é reproduzida: fone de ouvido, lado direito, esquerdo na caixa de som, aumentar e diminuir o volume de cada canal, além de gravar, compartilhar seus estudos etc. “São funcionalidades interessantes para quem está aprendendo ou estudando música”, conta Lucas. São características que envolvem desenvolvimento de tecnologia para aprimorar o produto, algo que fica por conta do sócio da Kovver, Adriano Carrijo. De acordo com Lucas, esse é o maior desafio da empresa hoje, considerando que esse tipo de player não existe no mundo ainda.

Próximos passos – Outro desafio é lidar com os direitos autorais. “Nosso negócio trouxe um modelo inédito no mundo da música, que exige negociar com grandes players do mercado que inclui empresas com a Sony, Warner, Universal”, disse. Após finalizar a fase de captação de recursos, que deve ir até fim desse ano, os empreendedores terão como foco direcionar parte do crescimento da empresa no mercado internacional. “O mercado internacional é inevitável porque o nosso tipo de negócio precisa de escala para dar certo”.