A Pontifícia Universidade Católica de Campinas e a produção científica

Artigo de Adilson Luiz Pinto, elaborado a partir da dissertação intitulada “Produção científica na PUC-Campinas no período de 1995 a 2002″. Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2004. Orientação: Profa. Dra. Vera Sílvia Marão Beraquet.

Divulgação/PUC Campinas

Esta pesquisa analisa a produção científica da Pontifícia Universidade Católica de Campinas durante o período de 1995 a 2002. O corpus do estudo são as pesquisas realizadas pelos docentes dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu, sejam elas produção individual ou produção realizada pelos grupos de pesquisa. Os resultados do estudo indicam um crescimento no número de pesquisas publicadas durante o período estudado (1995/2002), Em todos os pontos a evolução foi evidente, com números surpreendentes, mesmo considerando-se os números modestos na produção docente de artigos em periódicos (499 artigos), com exceção do número maior relativo aos docentes da Pós-graduação em Psicologia. Os resultados indicam que as atividades de pesquisa científica nas áreas de pós-graduação são relevantes e têm um significado social capaz de justificar a existência de tais Programas, a sua preservação e o seu desenvolvimento futuro.

O artigo foi publicado originalmente na revista TransInformação, Campinas, 18(1):49-62, jan./abr., 2006. Para ler o artigo na íntegra, clique aqui.