O enfoque de análise de políticas e a política pública do Polo e Parque de Alta Tecnologia de Campinas

Artigo de Rogério Bezerra da Silva, geógrafo e assessor legislativo na Câmara Municipal de Campinas e Renato Dagnino, pesquisador do Departamento de Política Científica e Tecnológica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Mapa de localização do Município de Campinas no Estado de São Paulo, Brasil. Crédito: Wikipedia.

O artigo analisa a política pública do Polo e Parque de Alta Tecnologia de Campinas (PATC) que, como uma das orientações da política científica e tecnológica brasileira, vem sendo elaboradas  nas três últimas décadas. Para isso, utiliza o Enfoque de Análise de Políticas (EAn), que não exige apenas a comparação entre os objetivos da política e os resultados logrados com sua implementação. Ele busca explicar as falhas na consecução dos objetivos a partir do exame do seu momento de formulação. Isto é, do processo decisório e dos projetos políticos e dos modelos cognitivos dos atores com ela envolvidos. A análise realizada aponta que após três décadas do início dessa Política Pública os seus resultados têm sido bastante modestos. A explicação disso pode estar no fato dela ter sido uma emulação de experiências similares ocorridas em países de capitalismo avançado por iniciativa de integrantes da comunidade de pesquisa nacional.

O artigo foi publicado originalmente na revista Rev. Sociol. Polít., Curitiba, v. 19, n. 40, p. 171-194, out. 2011. Para ler o artigo na íntegra, clique aqui.