Voix: um jogo para prevenir o bullying

Start up campineira foi selecionada para o Global Startup Program, da Singularity University Por Patricia Mariuzzo

Crédito: Voix

Ajudar os educadores a aumentar a tolerância dos alunos e reduzir a incidência de bullying nas escolas, esse é o objetivo do aplicativo Voix the Game, um jogo de intrigas e dedução que aborda temas polêmicos – como igualdade de gênero e racismo – de maneira simples e divertida. O jogo foi desenvolvido pela Voix, startup campineira que desenvolve ferramentas para ajudar educadores a combater o bullying nas escolas. “Nós trabalhamos temas sobre aceitação da diversidade. O objetivo é aumentar a percepção sobre ações que causam o bullying e, a partir daí, aumentar o nível de tolerância e reduzir a incidência desse problema”, conta Marco Linhares, engenheiro e cientista da computação e diretor executivo da empresa. A Voix surgiu para dar voz às pessoas que sofrem discriminação”, completa.

A empresa nasceu alinhada com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas (ONU) como “assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos” (objetivo 4) e “alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas” (objetivo 5), a Voix nasceu em 2016. “Nosso primeiro desafio foi criar um projeto para incentivar empresas de tecnologia a contratar mais mulheres”, lembra Linhares. “Essa ideia não deu certo, mas nós aprendemos que para mudar comportamentos é preciso começar antes, mais cedo. E a escola é um dos lugares para isso”, contou. Foi aí que surgiu a ideia de um jogo para discutir intolerância e bullyng. De acordo com o Censo Saúde Escolar (2015), no Brasil, 23 milhões de alunos sofrem bullying. No mundo esse número chega a 246 milhões de crianças e jovens, segundo o Unesco Institute of Statistics (2011).

Em 2017, a Voix recebeu apoio da aceleradora Founder Institute e pode dar continuidade ao projeto. O modelo de negócio consiste na venda do aplicativo para escolas, que inclui a capacitação de professores e apostilas. O foco inicial são alunos do ensino fundamental 2. O negócio encontra um cenário bastante favorável por conta da adoção da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que tem que ser implementada em todas as escolas do Brasil até o começo do ano letivo de 2020. O documento prevê que sejam trabalhadas, além das competências cognitivas, as socioemocionais, o que inclui habilidade para reagir a frustrações, ansiedade, bullying e estresse. “Já fechamos contrato com uma ONG da área de educação, estamos em negociação com algumas redes de educação privada e ainda com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

Disponível para iOS e Android, para jogar é preciso instalar o app e do jogo de tabuleiro e cartas. Podem jogar de 5 a 10 pessoas que vão trabalhar competências como autoconhecimento, criatividade, empatia, tolerância, ética e empreendedorismo.

Crédito: Voix

Para ir mais longe – Há menos de um mês, a VOIX recebeu a notícia de que foi aprovada no Global Startup Program, um programa da Singularity University, que tem como objetivo acelerar startups para criar modelos de negócio globais para resolver grandes problemas da humanidade e impactar 1 bilhão de pessoas. O GSP gerou mais de mil inovações de impacto em mais de 45 países. 80% das startups que participam do GSP continuam a captar recursos após o seu ano com a SU.

O programa tem duração de um ano, com custo de US$ 30 mil. “Usamos recursos próprios para pagar a primeira parcela, de US$ 5 mil. Agora temos que pagar o restante até o dia 15 de fevereiro”, conta Linhares. “Desde quando a Voix ainda era uma ideia, eu acreditei no seu potencial, mas tive que persistir muito. Por não ter o capital necessário para colocar mais pessoas no time fui o designer, desenvolvedor e o CEO do negócio. A importância de participar do GSP é redesenhar a Voix para criar um negócio global. Além do Programa acesso ao capital, ele vai permitir entrar em um seleto grupo em que as startups têm reais chances, não só de sobreviver, mas de gerar impacto em uma escala nunca antes imaginada. Qualquer esforço para tornar esse sonho realidade vale a pena”, conclui Linhares.

Para levantar esse montante ele está tentando o patrocínio de empresas e apoiadores e está organizando um crowdfunding para levantar esse montante. Para contribuir clique no link.