A Unicamp no contexto do ecossistema empreendedor da RMC

Estudo adotou metodologia de análise das redes sociais

Dissertação de mestrado de Matheus Roberto Marques Gasparoto, defendida no Instituto de Geociências da Unicamp.

Ecossistema de Empreendedorismo é um conceito que vem recebendo crescente atenção dos pesquisadores interessados em explicar fenômenos relacionados à criação de novas firmas, devido sua abordagem sistêmica e multidisciplinar. Essa estrutura é protagonizada cada vez mais por Universidades e suas spin-offs – essas últimas cada vez mais reconhecidas ao promover o desenvolvimento econômico, seja através da criação de emprego ou pelo progresso tecnológico.

A pesquisa, desenvolvida no Instituto de Geociências da Unicamp, teve como principal objetivo desse trabalho descrever e analisar a rede formada pelas instituições que compõem o Ecossistema Empreendedor da Região Metropolitana de Campinas a partir da metodologia Análise de Redes Sociais (ARS). O autor identificou os agentes do Ecossistema Empreendedor da RMC e os classificou em categorias. Foi elaborado um sociograma, estruturado em rede, para as organizações encontradas. Em seguida foi feito um cálculo estatístico para descrever a rede e interpretar os resultados. Por fim, o autor buscou verificar qual a relevância da Unicamp e de suas empresas-filhas na rede formada.
A pesquisa foi conduzida na Região Metropolitana de Campinas, um reconhecido pólo cientifico-tecnológico do Brasil onde está localizada a Unicamp, uma das mais relevantes universidades de pesquisa do país, responsável pela articulação de uma rede formada por cerca de 600 spinoffs universitárias. A Universidade conta também com uma diversificada estrutura para fomentar empreendimentos inovadores, com incubadoras, aceleradoras, educação empreendedora e competições de plano de negócios. A rede foi formada a partir do fluxo de informação entre as instituições. Como resultado, obteve-se uma rede formada por cerca de 540 instituições distintas, como spin-offs, grandes empresas, universidades, institutos de pesquisa, coworkings, incubadoras, aceleradoras, investidores e agências governamentais.

Resultados – O principal resultado encontrado é que as sub-redes formadas por esses agentes diferem muito em suas características, principalmente entre a rede formadas somente por empresas e a rede formada pelas outras instituições. Outro resultado importante foi que a Universidade possui um dos maiores graus de centralidade na rede, entretanto sua presença é compartilhada pelo seu Núcleo de Inovação Tecnológica, demais departamentos, suas empresas-filhas e entidades estudantis.