Estudo Melhores cidades para fazer negócios edição 2019

Estudo Melhores Cidades para Fazer Negócios é um estudo elaborado pela Urban Systems, com exclusividade para a Revista EXAME, e posteriormente divulgado de forma ampla para todos os atores, privados e públicos envolvidos no desenvolvimento das cidades brasileiras.

A pesquisa se originou de um estudo inovador realizado pela Urban Systems e também publicado pela Revista Exame, em 2011, que apontou as principais microrregiões que seriam os novos vetores de desenvolvimento do Brasil, sendo o primeiro estudo que indicou o desenvolvimento nas novas fronteiras de desenvolvimento do país. Posteriormente, a partir de 2014 a Urban Systems adaptou o estudo e a visão dos fenômenos, para avaliar todos os municípios com mais de 100 mil habitantes, para identificar as 100 Melhores Cidades para Fazer Negócios.

Já são 6 publicações anuais realizadas, a última, publicada na edição 1195 da Revista Exame, em 2019. Clique aqui para baixar o estudo completo (2019) e aqui para baixar a publicação da Revista Exame de 2018 (em breve disponibilizaremos o conteúdo da edição deste ano).

O estudo é feito com base em levantamento de dados e indicadores das cidades analisadas e compreende a ponderação de cada informação em relação aos municípios analisados na pesquisa. Para conhecer os indicadores utilizados, as métricas aplicadas e a fonte e período de cada informação, basta acessar a sessão apêndice do Estudo Completo. 

O estudo das Melhores Cidades para Fazer Negócios apresenta o resultado das melhores cidades onde se investir, considerando fatores sociodemográficos, econômicos, financeiros, de transporte, infraestrutura e serviços. A pesquisa traz ainda recorte dos municípios em quatro principais eixos, importantes para o desenvolvimento de negócios, com a junção de indicadores do estudo principal, acrescido de novos indicadores. Os eixos são: desenvolvimento econômico (maturidade e crescimento da cidade), capital humano (relativo a qualificação profissional e formação de mão de obra), desenvolvimento social (reflexo social do desenvolvimento da cidade) e infraestrutura (básica para o desenvolvimento de negócios).

A cada ano a pesquisa pondera os dados de cada indicador pelos seus pesos, e dessa forma surge a lista das 100 melhores cidades na pesquisa. Os pesos utilizados no estudo estão disponíveis no relatório completo.

Fonte: Urban Systems