InSysPo e Unicamp ampliam série de workshops com o tema “Capacidade Tecnológica e convergência setorial”

Por Guilherme Cavalcante Silva, colaborador do Portal pelo Projeto InSysPo

Após discussões sobre políticas e capacidade tecnológica no nível das nações, a série de workshops “Technology Upgrading and Economic Catch-Up” [Avanço tecnológico e convergência econômica] passa a discutir o nível empresarial e industrial em sua segunda edição, a ser realizada em 3 de dezembro, das 9h às 11h (horário de Brasília). O evento é gratuito e será realizado online através das plataformas Zoom e Youtube.

A série de workshops é organizada pelo programa InSysPo, parte do Departamento de Política Científica e Tecnológica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em conjunto com algumas das principais instituições mundiais em estudos na área de inovação.

Com o tema “Avanço de capacidade tecnológica e convergência setorial”, o workshop explora os complexos processos por trás do avanço tecnológico, onde os resultados muitas vezes fogem à lógica. Algumas das questões a serem abordadas são: “como explicar os fracassos mesmo em casos de “janelas de oportunidade” institucionais e de mercado forte?”; “como explicar histórias de sucesso inesperadas de avanço tecnológico em economias emergentes?”; “que lições podemos aprender de casos de fracassos pós-convergência?”. Entre os palestrantes estão os pesquisadores brasileiros André Alves Cherubini (FGV), Paulo Zawislak (UFRGS), Paulo Figueiredo (FGV) e Janaina Piana (UTFPR). A lista completa de palestrantes e tópicos está disponível aqui [em inglês].

Além do InSysPo/Unicamp, co-organizam o evento instituições como o Instituto para a Política Científica e Tecnológica Internacional, da Universidade George Washington (EUA); a Escola de Estudos Eslavos e do Leste Europeu, da University College London (Reino Unido); a Universidade Nacional de Seul (Coreia do Sul); a Escola Superior de Economia/National Research University (Rússia); e a Oxford University Press (Reino Unido).

SOBRE A SÉRIE: A série de workshops discute o estado da arte em relação às questões econômicas, políticas e ambientais ligadas ao avanço tecnológico e a convergência econômica de países emergentes e em estado de recuperação, explorando o assunto sob a perspectiva de diferentes países e instituições.

As apresentações são parte do livro “The Challenges of Technology and Economic Catch-Up in Emerging Economies” (“Os desafios tecnológicos e de convergência econômica em economias emergentes”), a ser publicado em meados de 2021 pela Oxford University Press e editado por Jeong-Dong Lee (Universidade Nacional de Seul), Keun Lee (Universidade Nacional de Seul), Dirk Meissner (Escola Superior de Economia – NRU), Slavo Radosevic (University College London), e Nicholas Vonortas (Universidade George Washington/Unicamp).

Você pode assistir na íntegra a primeira edição do evento abaixo:

Por Guilherme Cavalcante Silva, colaborador do Portal pelo Projeto InSysPo