Os centros urbanos compartilham problemas sociais complexos que impactam a sociedade civil, empresas, organizações e a administração pública. É com o objetivo de abordar essas situações – e suas possíveis soluções – que Campinas receberá a Jornada da Inovação Social, uma sequência de eventos que convida os participantes à reflexão e ação sobre o tema.
Ao todo, teremos quatro encontros. Ao longo da programação, os participantes poderão evoluir no tema, abordando diferentes aspectos dos problemas sociais e contando com o apoio de uma equipe multidisciplinar durante as atividades e reflexões. O cronograma de eventos foi desenvolvido tendo como objetivo a continuidade das atividades ao longo dos dias:
- 17/10, das 19h às 21h30: Meetup Inicial (gratuito). Encontro para nos conhecermos e mapearmos nossos desafios sociais complexos.
- 10/11, das 9h às 19h: Sessão de Imersão em Systems Thinking (pago). Oficina para aprender a mapear os elementos, conexões e ciclos de um sistema, e identificar pontos de alavancagem para mudanças sistêmicas.
- 24/11, das 9h às 18h: Sessão de Imersão em Design Thinking (pago). Oficina para descobrir oportunidades de mudança a partir das pessoas afetadas pelo problema; e a partir disso idear e prototipar soluções.
- 28/11, das 19h às 21h30: Meetup de Assimilação (gratuito). Reunião para compartilhar as aprendizados obtidos e definir uma rota crítica para construir uma comunidade de inovação social em Campinas.
Os encontros são co-organizados pela Caiena Tecnologia e Design, Housidea Hub de Inovação Social e o Colectivo de Diseño Disruptivo. Este último é o responsável por idealizar e promover os encontros em outros pontos da América Latina. Ao longo de 2018, organizou jornadas em Lima (Peru), Quito (Equador), Bogotá (Colômbia) e Cidade do México (México).
Para inscrições e comprar ingressos, clique aqui.
Fonte: Simpla