Unicamp convida parceiros para criação de Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável

Representantes da Unicamp, Prefeitura e PUC-Campinas discutiram criação de Hub para o Desenvolvimento Sustentável


O reitor Marcelo Knobel recepciona o prefeito de Campinas, Jonas Donizette. Crédito: Antonio Scarpinetti

Representantes da Unicamp, Prefeitura de Campinas e PUC-Campinas estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira (14), na Reitoria da Universidade, para tratar de assuntos de interesse comum. O principal tema do encontro foi a criação do Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS), que reuniria universidades, centros de pesquisas, empresas, organismos públicos, entre outros atores, com o propósito de desenvolver projetos colaborativos voltados ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, agenda proposta em 2012 pelas Nações Unidas. Entre os presentes à reunião estavam o reitor Marcelo Knobel; a coordenadora-geral da Unicamp, Teresa Atvars; o prefeito de Campinas, Jonas Donizette; o vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira; o reitor da PUC-Campinas, Germano Rigacci Júnior; e o vice-reitor da PUC-Campinas, padre José Benedito de Almeida David.

No encontro, Knobel explicou aos presentes que a ideia de criar o HIDS nasceu na Unicamp, mas a Universidade percebeu rapidamente que não faria sentido elaborar um projeto dessa importância sem a participação de parceiros de grande relevância para Campinas. “Nossa disposição é de implantar algo novo e ousado, que sirva posteriormente de referência para toda a cidade e, quem sabe, para o Estado e o Brasil”, afirmou o reitor. A intenção é instalar o hub na área da antiga Fazenda Argentina, adquirida em 2014 pela Unicamp e para onde está sendo transferida a sede da Agência de Inovação Inova Unicamp (Inova).

Knobel informou que a CPFL Energia já demonstrou interesse em participar do HIDS, construindo um centro de pesquisa no local, em conjunto com parceiros chineses. “Nós precisamos correr contra o tempo. Precisamos definir qual o conceito do hub, ou seja, que atividades pretendemos reunir nesse espaço comum”, ponderou o reitor da Unicamp. O titular da Diretoria Executiva de Planejamento Integrado (DEPI) da Unicamp, Marco Aurélio Pinheiro Lima, esclareceu que há diferentes conceitos que podem ser adotados para orientar a criação do HIDS.

Uma das possibilidades, segundo ele, é estabelecer uma Zona Livre de Conhecimento. Lima apresentou exemplos de hubs criados por outras cidades, como em Surrey, no Canadá, que transformou um bairro em um espaço voltado à promoção da saúde da população, onde são utilizadas tecnologias altamente avançadas, algumas tidas como disruptivas. Lima também citou o exemplo de Kalundborg, cidade da Dinamarca, que implantou um modelo exitoso de economia a circular, conceito que preconiza, entre outras medidas, a reutilização e a transformação em matéria-prima daquilo que iria para o lixo.

O titular da DEPI-Unicamp informou aos participantes da reunião que a Unicamp está em tratativas com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a liberação de recursos da ordem de US$ 1,5 milhão, que serão aplicados na formulação de um Master Plan, instrumento que fará todo o detalhamento do HIDS. “Por isso precisamos definir o quanto antes o que queremos ser”, observou.


Marco Aurélio Pinheiro Lima, titular da DEPI, fala sobre modelos de hub. Crédito: Antonio Scarpinetti

Os participantes do encontro definiram que vão elaborar um acordo para formalizar a parceria. O documento deverá ser assinado até julho próximo. A disposição das partes é que o Master Plan, que deverá ser executado por uma empresa especializada contratada pelo próprio BID, seja concluído até o final da gestão do reitor Marcelo Knobel. O prefeito de Campinas se disse um entusiasta da ideia do hub. Ele determinou à sua equipe técnica que colabore no que for possível para que o projeto possa de fato ser implementado. “Nós já dispomos de legislação e de normas tributárias que contribuirão para a criação do HIDS, uma vez que elas favorecem a instalação de empresas de alta tecnologia na cidade”, assegurou.

Além da criação do HIDS, os presentes trataram, ainda, de dois outros assuntos. Um deles, refere-se ao prédio de propriedade da Unicamp localizado no Centro de Campinas, onde estava instalado o Colégio Técnico de Campinas (Cotuca), ligado à Universidade. O reitor Marcelo Knobel disse ao prefeito Jonas Donizette que a Unicamp está conversando com a direção da Campinas Decor, para que a mostra de arquitetura de 2020 seja realizada naquele imóvel, que está desocupado. Ao final do período de exposição, o prédio seria devolvido totalmente restaurado à Universidade.

“Gostaríamos de sugerir à Prefeitura que estude a possibilidade de realizar algum projeto ou programa naquela região, no sentido de atrairmos pessoas e revitalizarmos a área”, pontuou o reitor. O prefeito informou que pedirá que sua equipe analise a questão. O outro tema discutido no encontro foi o Centro Cultural de Inclusão e Integração Social da Unicamp (CIS-Guanabara), instalado na Estação Guanabara. Tanto o reitor quanto o prefeito demonstram disposição em trabalhar pela renovação da cessão em comodato do espaço para a Universidade, dado que ele pertence a uma empresa privada.

Fonte: Ascom Unicamp